Ouça agora

Locais/Regionais

Compartilhe agora

1º de Maio. Dia do Trabalho.

Postado em 01/05/2018 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : 1º de Maio. Dia do Trabalho.*


Arquivo

No Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, quase todo mundo está descansando porque é feriado. E se você está em casa lendo isso agora, saiba que é graças à luta de muitos trabalhadores no passado que esse dia foi conquistado. Não, eles não lutaram por um feriado, mas sim por direitos fundamentais ao trabalho humano, como jornada de 8 horas e condições dignas de emprego. A folga hoje é para lembrar essa vitória e tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos.

Neste dia, em Chicago, mais de 1º milhão de trabalhadores saíram às ruas para protestar. Centenas foram presos pela polícia. Três dias depois, numa assembleia na Praça Haymarket, uma bomba explodiu, matando dezenas de trabalhadores e ferindo outros 200. Mesmo ilegais e com tamanha repressão, os protestos resultaram em mudanças. Em 1890, o Congresso americano votou e aprovou a lei que fixava a carga horária de trabalho em oito horas. Antes disso, eram comuns jornadas de mais de 14 horas. Dá pra imaginar?

Aqui no Brasil, a chegada dos europeus no fim do século XIX e começo do século XX trouxeram com eles os ideais de luta trabalhista. A Greve Geral de 1917 ajudou a pressionar o governo pela mudança no cenário operário. Em 1925, o então presidente Artur Bernardes decretou o Dia do Trabalhador, como também é chamado, em 1º de maio. A maior mudança, no entanto, veio bastante tempo depois, com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em 1º de maio de 1943 (sim, a data foi escolhida propositalmente), Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 5.452 garantindo direitos básicos, como salário mínimo e duração da jornada de trabalho.

Muito antes de ser considerado o Dia do Trabalhador, 1º de maio foi dia de outros fatos históricos.

  • 1500: Pedro Álvares Cabral tomou posse da Ilha de Vera Cruz (atual Brasil), em nome do Rei de Portugal;
  • 1707: passou a vigorar o Tratado de União, que transformou os reinos da Inglaterra e da Escócia em Reino Unido;
  • 1786: a ópera ‘As Bodas de Fígaro’, de Mozart, estreou em Viena, Áustria;
  • 1834: foi abolida a escravatura nas colônias inglesas;
  • 1960: iniciou-se uma crise diplomática entre antiga União Soviética e os EUA, com o abate do U2, um avião espião norte-americano, pilotado por Francis Gary Powers;
  • 1994: o automobilismo sofre uma grande perda com a morte do brasileiro Ayrton Senna, no Grande Premio de San Marino;
  • 2004: a União Europeia cresceu, com a entrada de mais 10 países: República Checa, Hungria, Chipre, Eslováquia, Polônia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia e Malta.
  • 2011: beatificação do Papa João Paulo II, exatamente no mesmo dia em que Barack Obama disse “We got him”, referindo-se à captura e morte do terrorista Osama Bin Laden, numa operação norte-americana realizada no Paquistão.
  • O 1º de maio é também o dia de nascimento do escritor francês Jean de Joinville (1225), do poeta russo Aleksey Khomyakov (1804), e do quarto Presidente da República Portuguesa, Sidónio Pais (1872).

 

O Dia do Trabalho também conhecido como Dia do Trabalhador. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização. 

Pesquisa: Douglas Nunes.

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 × três =