Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Locais/Regionais

Compartilhe agora

TRE avaliza retorno de Saudade do Iguaçu para a comarca de Chopinzinho.

Postado em 19 de setembro de 2017 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : TRE avaliza retorno de Saudade do Iguaçu para a comarca de Chopinzinho.*


Site Rádio Chopinzinho

Na semana passada o Desembargador Luiz Tomil Oiama, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, esteve visitando o Fórum Eleitoral da Comarca de Chopinzinho para acompanhar como está o andamento do trabalho de cadastramento biométrico no município.

Na ocasião, o desembargador falou sobre o pedido encaminhado por lideranças políticas para que o município de Saudade do Iguaçu que hoje pertence à Comarca de São João volte a fazer parte da Comarca de Chopinzinho. O TRE-Paraná avaliou o pedido e recentemente acatou a decisão, porém, segundo o Desembargador, falta ainda o aval do TSE, o que deverá ocorrer nos próximos dias e acreditam que também deverá ser favorável a mudança. “Com a medida de rezoneamento que o TSE determinou que todos os Tribunais Regionais Eleitorais fizessem para se manter com um número mínimo de 20 mil eleitores em cada zona eleitoral, o município de Chopinzinho por não atingir esse número, o qual possui hoje cerca de 16 mil eleitores, estaria na lista das zonas eleitorais que seriam extintas no estado. Diante disso, houve uma mobilização para que o município de Saudade do Iguaçu, fosse incorporado à zona eleitoral de Chopinzinho, o que atingiria o número mínimo de eleitores, evitando a extinção. Há poucos dias atrás, o Tribunal Regional Eleitoral através da corte, baixou uma resolução acatando o pedido, o qual foi encaminhado ao TSE. Agora estamos no aguardo da homologação ou não da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, o que acreditamos que também seja favorável”, disse o desembargador.

Com a medida, a Comarca de São João não teria consequências em relação à decisão do rezoneamento do TSE, tendo em vista que mesmo assim, permaneceria com mais de 20 mil eleitores. A Comarca de São João permaneceria ainda com os municípios de São João, Sulina, e São Jorge do Oeste.

Site Rádio Chopinzinho

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários