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Tentativa de golpe via aplicativo de mensagens Whatsapp em São João

Postado em 25/03/2021 por

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*Fonte imagem : Tentativa de golpe via aplicativo de mensagens Whatsapp em São João*


((Imagem Ilustrativa))

A proprietária de um estabelecimento comercial de São João procurou a nossa equipe de reportagem para relatar uma tentativa de golpe via aplicativo de mensagens Whatsapp ocorrido durante esta semana. Segundo informações um número de telefone com DDD 43 enviou uma mensagem via Whatsapp solicitando o serviço de entrega de um buque de flores, chocolate com urso ou espumante. O solicitante, um homem que dizia que morava em uma fazenda pediu que os artigos deveriam ser entregues para seu irmão que estaria na cidade de São João e que o mesmo passaria buscar às 18 horas do dia 22 de março. Até ai tudo bem. O solicitante pediu o valor do serviço para a funcionária da loja sendo que ficou em R$ 445,00 (Quatrocentos e quinze reais). Na seqüencia o mesmo disse que realizaria uma “TED” (Transferência Eletrônica Disponível) e solicitou os dados da loja para efetuar o procedimento sendo que a transferência seria realizada pela esposa do solicitante segundo o áudio:

áudio 01

Após alguns minutos o mesmo envia no Whatsapp do estabelecimento o comprovante (em PDF) da realização da transferência que obviamente era falso.

Comprovante de Pagamento Falso

A partir daí o golpe começou a tomar forma. O comprovante demonstrava que foi depositado um valor de R$ 1.445,00 (Um mil quatrocentos e quarenta e cinco reais). A funcionária da loja informou ao solicitante que o valor veio a mais, ou seja, R$ 1.000,00.

A funcionária da loja informou ao solicitante que o valor veio a mais (Está somado junto o valor da operação que é R$ 10,00)

Então o mesmo pediu para que o valor fosse devolvido através de uma mensagem de voz argumentando que foi um equivoco por parte de sua esposa e que precisava do dinheiro para pagar o óleo diesel para que os funcionários da fazenda pudessem trabalhar:

Áudio 2

Após algum tempo o indivíduo pediu novamente que o dinheiro fosse devolvido e com a afirmativa da funcionária de que o dinheiro não tinha entrado na conta o mesmo utilizou o seguinte argumento:

Áudio 3

Embora o mesmo afirmasse que o deposito havia sido feito o referido pagamento não foi confirmado pela agência bancara onde a proprietária do estabelecimento tem conta. E depois de certo tempo o individuo não respondeu mais quando possivelmente percebeu que não conseguiu aplicar o golpe. Nesse período de pandemia se tornou mais comum a solicitação de serviços via aplicativo de mensagens onde os criminosos viram uma oportunidade de aplicar golpes. Então todo o cuidado e pouco.

Departamento de Jornalismo da Rádio São João AM 1580

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