Ouça agora

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Neste domingo o município de São João completa 61 anos de emancipação

Postado em 24/07/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : ((Foto: Volando Alto – Drone 4k))*


Talvez por obra do destino o município de São João foi criado justamente no mesmo dia que “se homenageia” o Colono e o Motorista: 25 de julho sendo que pela lei nº- 4.245 (25 de julho de 1960) alcançou a emancipação político-administrativa.

No início do século XX, a região Sudoeste do Paraná não era praticamente habitada, porém a mata fechada guardava um tesouro que mudaria totalmente o cenário da região, os mais antigos chamavam de “ouro verde”. A mata repleta de araucárias logo chamou a atenção de muitos e assim incentivou a migração de descendentes de italianos, alemães, poloneses entre outros principalmente dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além da madeira em abundância fama das terras férteis motivou muitas famílias a fixarem moradia nesta região.

Segundo o que a história conta, por volta de 1920, as famílias Marcondes, Félix, Vieira dos Santos e Hartmann, vindas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, se instalassem nesta região onde mais tarde seria o território do município de São João. Como não havia sistema de cultivo de cereais as famílias pioneiras da localidade viviam da caça e da criação de suínos, que eram trocados por ferramentas e mantimentos.

No ano de 1925 os pioneiros deram inicio à construção da estrada até Chopinzinho, e, em 1936, foi erguida a primeira capela, com missa realizada pelo Frei Timóteo de Palmas. De forte tradição religiosa, a cidade possui em São João Batista seu santo padroeiro.

Com o crescimento do povoado, em 1954 a localidade passou a ser distrito do município de Mangueirinha. No ano seguinte, com a emancipação política de Chopinzinho, passou a pertencer a este, como distrito. E finalmente, em 25 de julho de 1960 alcançou a emancipação sendo que mais tarde seria composto, além da sede do município por mais 4 distritos: Dois Irmãos, Nova Lourdes, Vila Paraíso e Ouro Verde.

Hino do Município de São João

Com esta forte característica religiosa, a história de São João está ligada à fé e ao trabalho principalmente do homem do campo sendo que nesta base originou sua cultura em torno de celebrações em agradecimento a colheita fazendo surgir uma das maiores festas juninas do país, bailes e festas que no passado “uniam” varias religiões.

Música em Homenagem a São João elaborada pelo compositor Sanjoanense Messias

Ao completar 61 anos de emancipação, São João mostra que as suas raízes ainda estão ligadas ao fruto que brota da terra, ou seja, o homem que um dia veio para esta região, mexeu a terra, plantou e colheu fazendo surgir a Coasul Cooperativa Agroindustrial, a SICREDI Iguaçu e a Cotransul, todas empresas com sedes no município, criadas pelo anseio de um povo que precisava produzir, custear e transportar o que “se produzia” no campo. Portanto, junto com o colono e o motorista, também celebramos a historia deste, (como diz o compositor sanjoanense Messias) “Pequeno Gigante às margens do Iguaçu”: o nosso querido São João.

Departamento de Jornalismo da Rádio São João AM 1580

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

11 − sete =