Ouça agora

Estaduais

Compartilhe agora

Happy hour com inovação: bares de Curitiba sediam micro palestras sobre o futuro

Postado em 15/03/2024 por Sistema Plug

img-page-categoria

Fonte imagem capa:Foto: SEI-PR

Conhecida como Capital da Inovação, Curitiba recebe entre os dias 18 e 23 de março o Festival de Inovação, evento que irá oferecer mais de 90 palestras gratuitas em alguns dos principais bares da cidade. O festival conta com o apoio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, GT Building, Piemonte, Sebrae/PR, Fundação Boticário, Renault, Ebanx e BCREDI.

Em sua primeira edição, o Festival de Inovação tem como objetivo discutir e desenvolver ideias visando o futuro da humanidade, além de incentivar o ecossistema de inovação do município. A expectativa é que 2 mil pessoas participem durante os seis dias de evento.

O festival acontece em paralelo ao Smart City Expo Curitiba 2024 (20 a 22 de março), maior evento de inovação da América Latina, organizado pela iCities e a Fira Barcelona e com apoio de diversas organizações e empresas, como Governo do Paraná e Prefeitura de Curitiba.

“Curitiba vai transformar o futuro da humanidade e começaremos como tudo começa: com grandes ideias. Traremos especialistas de vários setores da cidade para apresentarem seus conteúdos aos curitibanos, e tudo isso acontecerá em happy hours descontraídos nos bares da cidade”, explica Tiago Chico, idealizador do evento.

O evento é divido 10 temas: Futuro de Curitiba, Impactos da IA na Humanidade, Desafios de Sustentabilidade, Potencial de Exportação Brasileira, Inovação em Pequenas Empresas, Evolução do Ecossistema de Inovação, Infraestrutura do Amanhã, Inovação na Gestão Pública e Marketing nas Redes Sociais.

As palestras serão apresentadas nos bares The Oak, Bar do Alemão, We Are Bastards, Boteco Boa Praça, Quintal do Monge, Sheridan's, Mustang Sally e O Jardineiro. Durante os seis dias do festival, cada bar participante sediará um ciclo de palestras com três oradores, cada um com uma apresentação de 15 minutos. O objetivo é reunir especialistas de diversas áreas para fomentar um ambiente de diálogo e intercâmbio de ideias.

Um dos palestrantes do Festival de Inovação será o coordenador de desburocratização de serviços públicos e fomento à transformação digital da SEI, Thiago Marcelino, com a palestra “Governo Digital - Brasil x Estônia” que acontece no dia 20 de março, às 18h30 no bar O Jardineiro.

Marcelino explica que a Estônia é uma referência global em transformação digital, graças a uma jornada visionária que priorizou pilares como identidade digital, governo digital, cultura de inovação e colaboração público-privada. “Essa combinação estratégica resultou em um país à frente da curva, servindo como modelo inspirador para o mundo. O Brasil ainda está em desenvolvimento no quesito de transformação digital, ainda tem muito a ser feito, mas seguindo o exemplo da Estônia podemos alcançar um futuro digital próspero para todos”, afirma.