Ouça agora

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Quantidade de acessos à plataforma do CAEd dificulta realização da Atividade Paraná Diagnóstica

Postado em 10/06/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Atividade Paraná Diagnóstica foi Cancelada*


A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) informou que optou por cancelar a Atividade Diagnóstica Paraná que seria realizada ontem quarta-feira (09/06). O motivo foi o fato de o CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora), responsável pela aplicação do teste, não ter garantido que o seu sistema online não falhasse novamente. O próprio CAEd informou que, devido aos muitos acessos simultâneos à plataforma, o sistema desenvolvido, implementado e aplicado por eles ficou sobrecarregado. O Núcleo Regional de Educação com Sede em Pato Branco o qual São João responde relatou a situação a nossa Equipe de Reportagem através da seguinte nota:

“… A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná esclarece que os problemas de acesso à Atividade Paraná Diagnóstica nesta quarta-feira (09/06) ocorreram devido a problemas na plataforma do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora), responsável pela aplicação do teste. O próprio CAEd informa que devido aos muitos acessos simultâneos à plataforma, o sistema desenvolvido pelo CAEd para a realização da atividade no Paraná ficou sobrecarregado.

A Seed-PR lamenta e pede desculpas pelo ocorrido…”

A Seed-PR esclarece também que a avaliação diagnóstica desta quarta-feira (09/06) não gerou qualquer custo financeiro extra ao Governo do Estado, como está na edição 10.926 do Diário Oficial do dia 05 de maio de 2021 e na nota do CAEd .


O contrato existente com o CAEd tem vigência até setembro deste ano e teve início em 2019 para as aplicações das Provas Paraná e Paraná Mais, que são impressas. Como não houve aulas presenciais há mais de um ano, só em 2019 as avaliações foram realizadas e apenas R$ 5,1 milhões foram pagos dos R$ 13,4 milhões previstos para teto do contrato, que prevê ainda que o CAEd é responsável pela elaboração, impressão, correção e resultados dos testes. Cerca de 950 mil estudantes participam das avaliações.


Fonte: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR)

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

3 × 2 =