Ouça agora na Rádio

Ouça agora

O pé de Nogueira atrás do INSS em São João esta morrendo. Saiba o motivo.

O pé de Nogueira atrás do INSS em São João esta morrendo. Saiba o motivo.

Postado em 18 de novembro de 2020 por

Compartilhe agora
A Nogueira ou Nogueira-pecan, cujo fruto se denomina noz. O porte desta árvore impressiona, principalmente nos indivíduos mais velhos, que chegam a alcançar 44 metros de altura. Seu crescimento no entanto é bastante lento, e com 10 anos, alcança cerca de 5 metros de altura.

Quem chega onde era o INSS (PREVCIDADE) em São João na Rua São Miguel não tem como não perceber o pé de Nogueira ou Nogueira-pecan que fica logo atrás do estabelecimento cujo fruto se denomina “noz”. Tanto o lote que mede aproximadamente 1000 m² quanto o prédio pertencem ao Estado do Paraná estão sendo utilizados pelo município para comportar algumas entidades como a Agência do Trabalhador e a Junta Militar. Segundo informações, o prédio foi construído para abrigar algumas agências do Governo do Estado do Paraná e que com o passar do tempo foram sendo desativadas. Porém o que chama a atenção é que “envenenaram” o pé de Nogueira que segundo relatos dos funcionários tem mais de 40 anos. Eles perceberam que alguns galhos desta árvore estavam secando repentinamente o que acharam estranho e quando averiguam o que estava acontecendo encontraram próximo a raiz um “furo” feito provavelmente com uma broca e neste “furo” continha um liquido desconhecido. Essa substância provavelmente contaminou a “estrutura biológica” da árvore fazendo com que ela secasse.

Perfuração onde estava depositada a substância que está “matando” a planta

Os funcionários então acionaram a Policia Militar que esteve no local. Foi confeccionado o boletim de ocorrência e encaminhado a Polícia Ambiental. Foi recolhida uma amostra do liquido encontrado para análise com o objetivo de identificar o tipo de substância e também identificar o possível responsável. Suspeita-se que alguém tenha adentrado no terreno e realizado o procedimento em algum momento em que não estavam os funcionários, sendo que não foi possível constatar quando isso aconteceu, porém acredita-se que foi recente.

NOZES PECAN, comuns nos estado de São Paulo, Rio Garnde do Sul, Paraná e Santa Catarina

Lamentavelmente não há muito que se fazer para salvar a árvore, já que sua estrutura biológica já foi danificada, entre tanto, vale ressaltar que o “pé de Nogueira”, além de ser uma arvore majestosa e oferecer uma boa sombra, também servia como abrigo de pássaros e no período de maturação das nozes era comum aves se alimentarem dos frutos, entre eles papagaios.

Departamento de Jornalismo da Rádio São João AM 1580

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.