public Notícia
Home/ Notícia

Cooperativas e associações da agricultura familiar do Sudoeste e vão entregar frutas, legumes, verduras, açúcar mascavo, sucos, ovos e temperos

Treze pequenas cooperativas do Sudoeste vão fornecer alimentos para entidades assistenciais

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, divulgou nesta semana o Relatório Final de Classificação da Chamada Pública 4/2020 do Programa Compra Direta Paraná. Foram classificadas 148 cooperativas e associações da agricultura familiar. Destas, 13 são da região Sudoeste e vão entregar frutas, legumes, verduras, açúcar mascavo, sucos, ovos e temperos. Por meio do Compra Direta Paraná serão adquiridos, de forma emergencial, gêneros alimentícios destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos, entre outros. O programa já era estudado anteriormente, mas foi acelerado em função da pandemia. Também serão atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Estes poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável. Para este programa serão destinados R$ 20 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. A grande variedade da produção existente na agricultura familiar será contemplada, possibilitando o fornecimento e a substituição de itens em decorrência de problemas climáticos, logísticos ou de sazonalidade.


Entrega de documentos


A chefe do Núcleo Regional da Seab em Francisco Beltrão, Denise Adamchuk, diz que até segunda-feira, dia 1º de junho, serão recebidos os documentos destas cooperativas e o projeto de venda. Em seguida ocorrerá a publicação do contrato. Denise acredita que as entregas dos alimentos devem começar a partir da segunda semana de junho. Os contratos terão duração de seis meses.


Cooperativas classificadas da região


Apropal - Associação dos Produtores Orgânicos de Palmas, Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Salto do Lontra, Cooperativa da Agricultura Familiar de Marmeleiro, Cooperativa da Agricultura Familiar de São Jorge D’Oeste, Cooperativa da Agricultura Familiar do Sudoeste do Paraná, Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Francisco Beltrão, Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Santo Antonio, Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Realeza, Cooperativa dos Agricultores Familiares de Pato Branco, Cooperativa dos Produtores Orgânicos e Agroecológicos do Sudoeste do Paraná, Cooperativa dos Produtores Rurais de Coronel Vivida, Cooperativa Regional dos Vitivinicultores do Sudoeste do Paraná  Cooperativa Camponesa de Agroindustrialização e Comercialização de Renascença.


Jornal de Betrão

  • message
    Postado por
    Rádio São João AM
  • today
    Data
    29/05/2020
  • folder
    Categoria
    Locais e Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug

more Leia também


calendar_today Últimas Notícias

Peça sua Música


share Publicidade


cloud Previsão do Tempo


thumb_up_alt Social Aplicativo





Rádio São João AM

R. São Miguel, 922

Centro, São João - PR 85570-000
Telefone: (46) 3533-1474
Social Aplicativo
Copyright © 2019 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S - Version 1.6.0