Ouça agora na Rádio

N Notícia

Polícia Militar

FOTO: Polícia Militar

Projeto Educando Crianças para o Transito realiza atividade prática nas ruas da Cidade de São João

Foram também desenvolvidas atividades em sala de aula onde as crianças aprendem sobre cidadania e educação no trânsito

Dando continuidade ao projeto “Educando Crianças para o Trânsito” a Polícia Militar realizou aulas práticas nas ruas da cidade de São João.  O projeto tem como parceiros o Poder Público Municipal, o Conselho de Segurança e a Escola Municipal Castro Alves, onde o projeto está sendo aplicado com as crianças da Pré-II. São desenvolvidas atividades em sala de aula, onde as crianças aprendem sobre cidadania, educação no trânsito, higiene e primeiros socorros. O objetivo principal do projeto é demonstrar para as crianças e adultos que o policial está do lado das “pessoas do bem” e para que as crianças cresçam com a consciência de fazer o certo. É mais fácil e menos oneroso educar a criança quando pequena do que reeducar o adulto.

Nas aulas práticas, que acontecem nas vias urbanas da cidade, as crianças vestem as fardas de policiais-mirins e atuam juntamente com os policiais nas blitz educativas. O motorista que é flagrado cometendo alguma infração de trânsito é orientado e notificado com uma “mini-multa”, sendo o pagamento desta “mini-multa” realizado na escola com um pacote de doce para as crianças, com o fim de colaboração com o projeto.

Para aquisição das fardas, mini-multas, cartazes e banners foram utilizados recursos oriundos do poder judiciário, através de um projeto elaborado com uma parceria entre a policia militar, secretaria da educação e conselho de segurança do município. As aulas teóricas continuam até o mês de setembro, quando o projeto será finalizado. Também será realizada uma formatura, onde as crianças receberão certificado e lembrancinhas do projeto. As próximas aulas práticas ocorrerão na cidade de coronel vivida, onde os alunos conhecerão demais sinais de trânsito, como o semáforo, por exemplo, e estarão da mesma forma, participando das blitz educativas com os policiais.

FONTE: Por Douglas Nunes
Link Notícia