Ouça agora na Rádio

N Notícia

Arquivo

FOTO: Arquivo

Mesários recebem treinamento em São João.

A 151ª Zona Eleitoral corresponde aos municípios de São João, São Jorge D’oeste e Sulina.

Foi realizado nos dias 05 e 06 de setembro o treinamento para os mesários voluntários e os que foram convocados para trabalhar no pleito eleitoral 2018 no município de São João. Segundo informações fornecidas pelo Cartório Eleitoral da 151ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de São João. São Jorge D’oeste e Sulina o total de mesários é de 310 sendo que em São João o numero é de 152 mesários. Em São Jorge D’oeste o treinamento foi realizado no dia 11 de setembro terça feira e no município de Sulina o treinamento foi realizado nesta quinta feira 13 de setembro. O município de Sudade do Iguaçu embora pertencendo a Comarca de São João o setor eleitoral é de responsabilidade da 103ª Zona Eleitoral com sede no município de Chopinzinho.

COMO VOTAR:

O pleito eleitoral 2018 será no dia 07 de outubro sendo que processo de votação estará liberado a partir das oito horas da manhã seguindo sem intervalo ou paralisação ate às cinco horas da tarde.

Na urna eletrônica o eleitor terá que votar em uma seqüência de candidatos para os cargos de Deputado federal, Deputado Estadual. Senador (Duas Opções), Governador e Presidente.

Primeiramente o primeiro voto será para Deputado Federal digitando 4 (quatro números). O segundo voto será para Deputado Estadual digitando 5 (cinco) números. Na seqüencia o eleitor deverá votar duas vezes para o cargo de senador digitando 3 (três) números para a 1ª e 2ª vaga. O próximo voto deverá ser para o cargo de governador digitando 2 (dois) números e por ultimo será o cargo de presidente também digitando 2 (dois) números. A urna eletrônica também disponibiliza (caso seja vontade do eleitor) a tecla para o voto em branco. Também é disponibilizada a tecla “Corrige” caso o eleitor tenha cometido engano no ato de votar. Caso o desejo do eleitor seja em anular o voto o mesmo deverá digitar uma seqüência de números inexistentes. Para finalizar o voto em cada situação é necessário o eleitor confirmar o voto pressionando a tecla verde.

Uma dica importante caso o eleitor tenha dificuldade em memorizar a seqüência de números do candidato é aconselhado o mesmo levar uma “cola” para evitar transtornos.

FONTE: Por Douglas Nunes - Repórter Rádio São João.
Link Notícia