Ouça agora

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Movimento O Sul é Meu País: São João recebe urna para consulta popular.

Postado em 28/09/2017 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Movimento O Sul é Meu País: São João recebe urna para consulta popular.*


Ilustrativa

O Movimento o Sul é Meu País tem como objetivo separar os três estados do sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) do restante do Brasil criando assim uma nova nação. Para isso o movimento realizará no dia 07 de outubro uma consulta popular para obter a opinião dos “sulistas” sobre a formação de um novo país e futuramente, após os tramites legais a realização de um Plebiscito.

O Município de São João receberá também uma urna pra a realização da consulta publica sobre a questão o qual o local não está definido. O Coordenador Regional do Sudoeste do Paraná do Movimento O Sul é Meu País Cláudio Peruffo de Francisco Beltrão destacou a forma do novo governo caso seja criada uma nova nação com os três estados do sul: “… nós estamos trabalhando e pensando em uma república federalista onde será constituída por 1.191 (Um Mil Cento e Noventa e Um) municípios já existentes na região sul. Passaremos a ter um governo central sem os governos estaduais existentes hoje, por exemplo, o Governo do Estado do Paraná, Governo do Estado de Santa Catarina e o Governo do estado do Rio Grande do Sul deixam de existir e passa a ser somente o Governo Federal, então será uma federação de Municípios com um governo republicano em um sistema de governo parlamentarista. Então é uma situação que realmente vai mudar toda a estrutura da região sul, mas com uma questão bem importante, nós vamos poder ter no sul do Brasil um país comparado à França pelo seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), pelo seu numero de quilômetros quadrados, pelo numero da população e pelo numero de eleitores que teremos no sul…” afirmou Cláudio.

A consulta popular que recebeu o nome de “Plebisul” tem como objetivo também de recolher assinaturas para a elaboração de um PLIP (Projeto de Lei de Iniciativa Popular). Em outras palavras é a sugestão de criação de uma lei feita diretamente pela população interessada. Trata-se da maior expressão da democracia direta, ou seja, o poder soberano do povo, exercido pelo Povo e não por meio dos deputados para a criação de leis ou emendas constitucionais.

A consulta popular que acontece no dia 07 de outubro (Sábado) não é obrigatória. O objetivo é somente consultar a opinião da população sobre a criação de uma nova nação, portanto não tem validade jurídica.

Por Douglas Nunes – Repórter Rádio São João.

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

9 + dezesseis =