Ouça agora

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Mesmo com a contaminação, protetores recolhem resíduos no Rio Mirim

Postado em 05/06/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Leito do Rio Mirim entre São João e Coronel Vivida*


Não é de hoje as discussões sobre a destinação incorreta de resíduos no meio ambiente. Maioria das cidades tiveram sua origem às margens de rios tendo como motivo vários fatores entre eles o descarte irregular principalmente do esgoto domestico. Todas as cidades que apresentam esse problema potencializam a degradação da vida em todos os sentidos. Óbvio né?

Recentemente, noticiamos uma situação sobre um rio de pequeno porte (Rio Mirim) que é o marco da divisa entre os municípios de São João e Coronel Vivida, rio este que estaria contaminado por uma substância que deu uma cor esverdeada à água sendo que segundo relatos causou uma grande mortandade de peixes o que deixou moradores locais e a população sanjoanense apreensivas com tal agressão. Mas paralelo a isto, hoje noticiaremos algo de positivo. Protetores ou anjos ambientais realizam freqüentemente a coleta de resíduos sólidos nas margens deste mesmo rio. Confira as imagens:

Resíduos encontrados no leito do Rio Mirim
Detalhe: peixes mortos nas margens do Rio Mirim

Esses resíduos, quando dispostos irregularmente, causam uma série de impactos negativos ao ambiente, como: comprometimento da qualidade do ambiente e da paisagem local, proliferação de vetores, assoreamento de córregos e rios, além dos custos com limpeza. O descarte inadequado de lixo leva à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. Os efeitos podem ser sentidos por muito tempo, visto que alguns materiais, como o plástico, demoram centenas de anos para se decompor. Vale ressaltar que animais que utilizam o rio como fonte de “sobrevivência”, podem confundir algum resíduo como alimento.

Departamento de Jornalismo da Rádio São João AM 1580

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

doze + três =