Ouça agora na Rádio

Ouça agora

São João desenvolve plano de retomada da economia

plano-de-cressimento

Postado em 1 de junho de 2021 por

Compartilhe agora

Na última sexta-feira (28) foi publicada, na página do Facebook da Prefeitura de São João, a pesquisa “Impactos econômicos da covid-19”, destinada aos empresários e empresárias do município.


A iniciativa — que deve ocorrer pelos próximos 30 dias — faz parte do Plano de Retomada da Economia de São João, a qual vem sendo desenvolvida há cerca de dois meses pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Empresarial (Acesj) e prefeitura.

“No início de janeiro, o prefeito Clóvis Cuccolotto; o vice Valdir Wiesenhutter; e o presidente da Acesj, Tiago Roberto Wiesenhutter souberam que o Sebrae estava com um programa de retomada da economia e vieram até nós, solicitando a realização desse projeto em São João”, conta a gestora de negócios institucionais e liderança Regional Sul do Sebrae/PR, Maria Auria Mülhmann. A gestora informa que o projeto começou no município no mês de março, com a reunião de alinhamento junto aos secretários do município e a definição da escolha de alguns nomes a serem convidados para fazer parte da retomada. “Nesse momento também foi convidado, de forma geral, por meio de chamamento, 26 líderes públicos e privados, que estivessem afim de estar conosco nessa jornada, que estiveram nessa semana em reunião conosco, na Acesj”.


COMO FUNCIONA:


De acordo com Maria Auria, o programa de retomada da economia é composto de diagnóstico, consultoria, treinamento e capacitação, buscando mais efetividade na gestão da crise e da retomada da economia no município; fortalecimento das instituições públicas e privadas no enfrentamento dos desafios gerados pela crise covid-19; e mais assertividade nas ações e em eventuais correções de rumos.
Ainda, “tem como objetivo preparar o Município para futuros eventos do gênero [cidade mais resiliente]; eficiência, eficácia e efetividade nas ações, porque trabalha dados e pesquisas com os empresários locais”, completa.


No momento, conforme a gestora, o município está na primeira das três etapas, que consiste na capacitação e na sensibilização dos líderes [preparação], para o início dos trabalhos. Também iniciamos na última semana pesquisa com 346 empresas e produtores rurais de São João. Junto a isso já estão sendo feitos todos os comparativos dos indicadores econômicos e sociais do município, em relação aos municípios vizinhos e municípios de pequeno porte, como é São João”.


Maria Aurea diz que, após a pesquisa, “serão identificados quais são os setores prioritários e aonde é que estão sendo afetados pela covid-19 ou se têm alguns setores. Em cima disso será feito o Plano de Retomada com base empresarial, que deve seguir até março de 2022”.


Para o presidente da Acesj, Tiago Roberto Wiesenhutter, essa parceria está sendo importante, em que o Município disponibiliza financeiramente parte de um valor, e a outra parte está sendo custeada pelo Sebrae. Segundo ele, com a pesquisa de mercado, será possível verificar como o município responde à vinda da covid-19. “Após pesquisa de mercado, vamos trabalhar em cima de estatísticas e ver o que será possível fazer para a retomada da economia. Também vamos buscar o que pode ser agregado no município, como por exemplo o turismo, a fim de que São João possa se desenvolver mais”, observa.


Além de São João, conforme a gestora, há outros municípios que estão participando da retomada [de forma isolada]: Mangueirinha, União da Vitória e Realeza — que ocorrem simultaneamente. Está em negociação também Pato Branco.

Fonte: Diário do Sudoeste

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.