public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

O pé de Nogueira atrás do INSS em São João esta morrendo. Saiba o motivo.

A Nogueira ou Nogueira-pecan, cujo fruto se denomina noz. O porte desta árvore impressiona, principalmente nos indivíduos mais velhos, que chegam a alcançar 44 metros de altura. Seu crescimento no entanto é bastante lento, e com 10 anos, alcança cerca de 5 metros de altura.

Quem chega onde era o INSS (PREVCIDADE) em São João na Rua São Miguel não tem como não perceber o pé de Nogueira ou Nogueira-pecan que fica logo atrás do estabelecimento cujo fruto se denomina “noz”. Tanto o lote que mede aproximadamente 1000 m² quanto o prédio pertencem ao Estado do Paraná estão sendo utilizados pelo município para comportar algumas entidades como a Agência do Trabalhador e a Junta Militar. Segundo informações, o prédio foi construído para abrigar algumas agências do Governo do Estado do Paraná e que com o passar do tempo foram sendo desativadas. Porém o que chama a atenção é que “envenenaram” o pé de Nogueira que segundo relatos dos funcionários tem mais de 40 anos. Eles perceberam que alguns galhos desta árvore estavam secando repentinamente o que acharam estranho e quando averiguam o que estava acontecendo encontraram próximo a raiz um “furo” feito provavelmente com uma broca e neste “furo” continha um liquido desconhecido. Essa substância provavelmente contaminou a “estrutura biológica” da árvore fazendo com que ela secasse.

Perfuração onde estava depositada a substância que está “matando” a planta

Os funcionários então acionaram a Policia Militar que esteve no local. Foi confeccionado o boletim de ocorrência e encaminhado a Polícia Ambiental. Foi recolhida uma amostra do liquido encontrado para análise com o objetivo de identificar o tipo de substância e também identificar o possível responsável. Suspeita-se que alguém tenha adentrado no terreno e realizado o procedimento em algum momento em que não estavam os funcionários, sendo que não foi possível constatar quando isso aconteceu, porém acredita-se que foi recente.

NOZES PECAN, comuns nos estado de São Paulo, Rio Garnde do Sul, Paraná e Santa Catarina

Lamentavelmente não há muito que se fazer para salvar a árvore, já que sua estrutura biológica já foi danificada, entre tanto, vale ressaltar que o “pé de Nogueira”, além de ser uma arvore majestosa e oferecer uma boa sombra, também servia como abrigo de pássaros e no período de maturação das nozes era comum aves se alimentarem dos frutos, entre eles papagaios.

Departamento de Jornalismo da Rádio São João AM 1580

  • message
    Postado por
    Rádio São João AM
  • today
    Data
    18 de novembro de 2020
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2020 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug