Ouça agora na Rádio

Ouça agora

TRE avaliza retorno de Saudade do Iguaçu para a comarca de Chopinzinho.

TRE avaliza retorno de Saudade do Iguaçu para a comarca de Chopinzinho.

Postado em 19 de setembro de 2017 por

Compartilhe agora
Site Rádio Chopinzinho

Na semana passada o Desembargador Luiz Tomil Oiama, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, esteve visitando o Fórum Eleitoral da Comarca de Chopinzinho para acompanhar como está o andamento do trabalho de cadastramento biométrico no município.

Na ocasião, o desembargador falou sobre o pedido encaminhado por lideranças políticas para que o município de Saudade do Iguaçu que hoje pertence à Comarca de São João volte a fazer parte da Comarca de Chopinzinho. O TRE-Paraná avaliou o pedido e recentemente acatou a decisão, porém, segundo o Desembargador, falta ainda o aval do TSE, o que deverá ocorrer nos próximos dias e acreditam que também deverá ser favorável a mudança. “Com a medida de rezoneamento que o TSE determinou que todos os Tribunais Regionais Eleitorais fizessem para se manter com um número mínimo de 20 mil eleitores em cada zona eleitoral, o município de Chopinzinho por não atingir esse número, o qual possui hoje cerca de 16 mil eleitores, estaria na lista das zonas eleitorais que seriam extintas no estado. Diante disso, houve uma mobilização para que o município de Saudade do Iguaçu, fosse incorporado à zona eleitoral de Chopinzinho, o que atingiria o número mínimo de eleitores, evitando a extinção. Há poucos dias atrás, o Tribunal Regional Eleitoral através da corte, baixou uma resolução acatando o pedido, o qual foi encaminhado ao TSE. Agora estamos no aguardo da homologação ou não da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, o que acreditamos que também seja favorável”, disse o desembargador.

Com a medida, a Comarca de São João não teria consequências em relação à decisão do rezoneamento do TSE, tendo em vista que mesmo assim, permaneceria com mais de 20 mil eleitores. A Comarca de São João permaneceria ainda com os municípios de São João, Sulina, e São Jorge do Oeste.

Site Rádio Chopinzinho

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.