Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Paranaenses vistam países na Europa que investem em tecnologia de produção de energia elétrica por fonte renovável.

Paranaenses vistam países na Europa que investem em tecnologia de produção de energia elétrica por fonte renovável.

Postado em 28 de junho de 2017 por

Compartilhe agora
Internet

Energia renovável é aquela que é produzida através de matérias primas onde às fontes são naturalmente reabastecidas como sol,  o vento, a chuva, o movimento das marés e combustível através da biomassa.

A energia da biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustivéis como o biogás, o gás de síntese (gasogênio), o bioálcool e a biogasolina. Alguns países investem pesado em pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias na produção e utilização de energia renovável. A Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) enviou m grupo de pessoas entre representantes de sindicatos e outras instituições aonde este grupo visitou alguns países da Europa que trabalham esse método sustentável de produção de energia. O delegado do Sindicato rural de São João Roque Garmus foi uma dessas pessoas e conta a nossa reportagem o processo de produção de energia nesses países: “… nós fomos em um grupo de trinta e cinco pessoas que visitamos a Alemanha, a Áustria e a Itália. O foco da visita foi à energia alternativa, por exemplo, a de biomassa, a energia solar e elétrica. No Brasil nos temos a demanda e suprida através das usinas hidrelétricas na sua grande parte. Como a Alemanha é um país muito desenvolvido, industrializado a necessidade de energia é muito grande, eles não têm o que nós temos aqui no Brasil como grandes rios para produzir energia elétrica então eles tiveram que optar pela energia renovável…” frisou Roque Garmus.

Ainda segundo ele, o sistema de produção de energia elétrica nesses três países segue rígidos programas de controle de qualidade e sistemas rigorosos de proteção ao meio ambiente.  Segundo informações a Alemanha consegue suprir a sua necessidade em aproximadamente 87% (oitenta e sete por cento) utilizando as tecnologias de produção de energia renovável. A Itália é referencia na produção de energia solar. A fonte de produção de energia elétrica da Áustria é 100% (Cem por cento) renovável.

Outros países que são destaque em produção de energia renovável: China, Japão, Estados Unidos, Espanha, Índia, França, Reino Unido e o Brasil.

Por Douglas Nunes – Repórter Rádio São João.

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.