Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Resolução do TSE extingue a 151ª Zona Eleitoral que corresponde os Municípios integrantes da Comarca de São João.

Resolução do TSE extingue a 151ª Zona Eleitoral que corresponde os Municípios integrantes da Comarca de São João.

Postado em 23 de maio de 2017 por

Compartilhe agora
Douglas Nunes

A resolução nº 23.422 de 6 de maio de 2014 do Tribunal Superior Eleitoral extingue aproximadamente 100 (Cem) Zonas eleitorais (Cartórios Eleitorais) no Paraná, incluindo a 151ª Zona Eleitoral que abrange os municípios da Comarca de São João (São Jorge D’oeste, Saudades do Iguaçu, Sulina e São João). O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral o Ministro Gilmar Mendes utilizou esta resolução de maio de 2014 como base para tomar essa decisão onde diz que “os tribunais regionais eleitorais deverão extinguir as zonas eleitorais localizadas no interior dos estados” que não atendam a critérios estabelecidos de acordo com cada região”. O objetivo do corte de zonas eleitorais em todo o território nacional seria a necessidade de cortar gatos.

A relosução diz que a analise para a extinção ou permanência da Zona Eleitoral levam em conta os municípios com densidade demográfica entre 30 e 60 habitantes por km² (quilometro quadrado). Numero Maximo de cinco municípios por Zona eleitoral. Entre outros requisitos.

As Zonas eleitorais com menos de 25 (Vinte e Cinco) Mil Eleitores serão anexadas com outras de numero de leitores superior ao mínimo exigido.

A mobilização para reverter esta situação está envolvendo prefeitos e vereadores dos municípios envolvidos, funcionários dos cartórios eleitorais e a população local.

O Presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná o Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira manifestou apoio a mobilização paranaense e ressaltou que vai levar este posicionamento à reunião que acontece em Brasília, na próxima quarta-feira (24), onde estarão reunidos os presidentes de todos os tribunais regionais eleitorais do país: “…considero que as conseqüências imediatas desta medida são a maior dificuldade em atender o cidadão com os serviços da justiça eleitoral, mas nos próximos anos, a redução no número de fóruns eleitorais poderá causar um grande problema na segurança da democracia dos municípios…"e; destacou o desembargador.

O Prefeito de São João Altair José Gasparetto destacou que nos próximos dias acontecerá uma reunião com os prefeitos dos municípios da comarca com o objetivo de elaborar um trabalho de recadastramento dos eleitores: “… marcamos já nos próximos dias uma reunião com os prefeitos de São Jorge, Sulina e Saudades do Iguaçu, que é de interesse deles permanecer aqui, para fazer um trabalho de recadastramento dos eleitores em cada município para que a Comarca de São João mantenha-se como os 25 mil eleitores exigidos…” concluiu Gasparetto.

Segundo os requisitos, a 151 ª Zona Eleitoral que corresponde à Comarca de São João está no limite com um pouco mais do numero de eleitores exigidos que é de 25 mil eleitores. Segundo estimativas o numero de eleitores pode diminuir nos próximos meses.

Por Douglas Nunes – Repórter Rádio São João.

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.