Ouça agora na Rádio

Ouça agora

São João está na lista de municípios infestados pelo Aedes aegypti.

São João está na lista de municípios infestados pelo Aedes aegypti.

Postado em 27 de janeiro de 2017 por

Compartilhe agora

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado, o Paraná tem 315 municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya.

O município de São João continua integrado à lista dessas cidades com infestação confirmada do mosquito. De acordo com dados da secretaria municipal de saúde, São João entrou para a lista ainda no 1º semestre de 2016.

No ano passado foram feitas 60 notificações de suspeita de dengue, zika e da febre chikungunya. Destes nove casos autóctones foram confirmados, sendo 04 de dengue, 03 de  zika e 02 da febre chikungunya.

O ultimo caso confirmado no município foi em maio de 2016, quando uma pessoa voltou de viagem infectada com o zika vírus.

Neste inicio de ano foram registrados ao todo 23 notificações de suspeita de zika e da febre chikungunya. Seis casos deram negativos para a doença. E nenhum para dengue.

Segundo Geandra Aragão, chefe da vigilância sanitária de São João, o mosquito está em vários pontos da cidade, principalmente no centro, ‘na baixada’ e no Distrito de Ouro Verde, “… nós temos mosquito Aedes aegypti no município, isso quer dizer que existe possibilidade de termos casos da doença como em 2016…”, concluiu Geandra.

Um dos principais desafios e, que têm dificultado o trabalho da equipe de endemia é a própria população, que em alguns casos chegam ser agressivos com os agentes, não permitindo acesso ao terreno, conta Geandra.

Os agentes de endemias estão passando em toda a cidade, fazendo a visita, a cada nove imóveis a equipe entra em um pra fazer o levantamento e ver se tem larva do mosquito.

O pedido da vigilância sanitária é que a população evite todo e qualquer objeto que possa acumular água. Fazer a limpeza do terreno e, principalmente permitir que os agentes façam o trabalho nas residências.

Casos de dengue, zika e da febre chikungunya na região, 1º semestre 2016.

Na área de abrangência da 7ª Regional de Saúde, a qual atende 15 municípios, foram confirmados 164 casos no período epidemiológico. Pato Branco 86, Itapejara do Oeste 39, Chopinzinho 18, São João 07, Coronel Vivida e Saudade do Iguaçu 04 cada, Coronel Domingos Soares e Vitorino um caso em cada município.

De acordo com o novo boletim informativo da Secretaria da Saúde, o Paraná contabiliza 439 casos de dengue, 14 de zika e três de chikungunya. Caso confirmado mais próximo de São João foi registrado em Chopinzinho. Até o momento, nenhuma morte relacionada a essas doenças foi registrada. Os números levam em consideração o novo período epidemiológico, que vai de agosto de 2016 até agora.

 

Por Ademir Hanzen

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.