Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Inaugura hoje a Sede Oficial do Fórum da Comarca de São João.

Inaugura hoje a Sede Oficial do Fórum da Comarca de São João.

Postado em 9 de novembro de 2017 por

Compartilhe agora
Douglas Nunes

Inaugura hoje quinta feira 09 de novembro a sede oficial do Fórum da Comarca de São João. O processo de construção começou com a terraplanagem no terreno que pertencia ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens) localizado na Avenida Irineu Sperotto próximo à rodoviária.

No mandato do então Prefeito Clóvis Mateus Cucolotto a criação da Comarca de São João foi no ano de 2011 sendo instalada no dia 22 de junho de 2012  utilizando como sede improvisada um prédio alugado pela administração municipal localizado na Rua Santa Rita, próximo ao PA (Pronto Atendimento) de São João.

Com aproximadamente 2.400 m² o novo prédio recebe o nome de Desembargador Plinio Cachuba, filho de Pedro Cachuba e Ana Cachuba, nasceu no dia 20 de abril de 1926, em Curitiba (PR). Casou-se com Dona Diolete Cachuba, tendo seis filhos.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, colou grau no ano de 1950. Foi promotor público interino nas comarcas de São Mateus do Sul, Morretes, Antonina e União da Vitória. Ingressou na magistratura do estado após concurso público, assumindo suas funções como juiz substituto da comarca de Londrina em abril de 1953. No mês seguinte, foi promovido por merecimento ao cargo de juiz de direito da 1ª Entrância da comarca de Joaquim Távora, ali permanecendo até 1958, sendo promovido, por merecimento, ao cargo de juiz de direito de 3ª entrância da comarca de Ribeirão Claro.

Removido, por permuta, para a comarca de Cambará, em 21 de março de 1957, onde permaneceu por quase dez anos, quando então foi promovido, por antigüidade, para o cargo de 4° juiz de direito substituto da primeira instância da comarca de entrância especial de Curitiba. Em outubro de 1968, tornou-se titular da 1ª Vara Cível da Capital. Após dois anos, foi removido, a pedido, ao cargo de juiz de direito substituto de segunda instância.

Com a criação do Tribunal de Alçada em 1970, foi nomeado pelo critério de merecimento, em 26 de abril. Também por merecimento, ascendeu ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, em 03 de maio de 1979. Passou a integrar o Órgão Especial do Tribunal de Justiça em fevereiro de 1980. Atuou como membro do Conselho da Magistratura no biênio 1981/1982. Em reunião do Tribunal Pleno, foi eleito Corregedor da Justiça, biênio 1989/1990, assumindo o cargo em 02 de fevereiro de 1989. Aposentou-se no dia 25 de abril de 1996. Faleceu no dia 13 de julho de 2004, em Curitiba (PR). O Desembargador Plinio Cachuba também a patrono do Fórum Eleitoral de Loanda.

O Cerimonial de inauguração do Fórum da Justiça da Comarca de São João Desembargador Plínio Cachuba acontece nesta quinta feira dia 09 de novembro a partir das 17 horas. A comarca de São João abrange os Municípios de Sulina, Saudade do Iguaçu, São Jorge Doeste e São João.

Por Douglas Nunes – Repórter Rádio São João com informações do Museu da Justiça com colaboração e pesquisa de Ricardo Joaquim Marques.

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.