Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Equipes da Secretaria de Saúde de São João receberam treinamento do SAMU 192

Equipes da Secretaria de Saúde de São João receberam treinamento do SAMU 192

Postado em 13 de maio de 2021 por

Compartilhe agora
Participantes do treinamento após receber o certificado de conclusão

Durante esta quinta feira 13 de maio os sons constantes de sirene despertaram a curiosidade do povo de São João. Não é comum ambulâncias circularem pela cidade fazendo barulho. Assim, logicamente que o primeiro pensamento que vem a cabeça é que algo grave aconteceu. Porém, hoje, os sons de sirene eram um sinal de melhoramento do sistema de atendimento de urgência quando se refere principalmente em locais de acidente. O SAMU 192 em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São João realizou um treinamento prático com as equipes municipais de atendimento com a ambulância.

Durante a manhã desta quinta feira as equipes compostas por enfermeiros e condutores de ambulância receberam instruções de atendimento e a tarde participaram das atividades práticas onde foi simulados acidentes em alguns pontos da cidade e os profissionais de saúde realizaram o atendimento sob avaliação da coordenação de enfermagem do SAMU 192 após a explicação teórica.

Simulação de acidente de moto na Avenida São João
Simulação de saída de pista/queda de moto no barranco

Em entrevista ao Repórter Douglas Nunes da Rádio São João AM 1580, o Coordenador de Enfermagem do SAMU e instrutor do treinamento Gerson Luiz Leonarski destacou que o primeiro atendimento a vítima pode fazer a diferença no salvamento:

Coordenador de enfermagem do SAMU e instrutor do treinamento Gerson Luiz Leonarski

O Secretário Municipal de Saúde de São João Odair Chuta destaca que o treinamento melhora o tempo de resposta no atendimento: “… é necessário treinar a equipe constantemente para que a resposta no salvamento seja melhor e eficaz. Assim a chance da vitima sobreviver ou não adquirir sequelas é maior…” frisou o secretário.

Práticas de Salvamento
Simulação de resgate em acidente com veículo
Simulação de resgate em acidente com veículo
Práticas de Salvamento
Simulação de resgate em acidente com veículo

As instruções começaram no salão em anexo a Secretaria Municipal de Educação que fica no mesmo prédio onde também está o PA (Pronto Atendimento). Após a conclusão do treinamento que encerrou as 18 horas desta quinta feira, todos os participantes receberam o certificado que os qualificam para o atendimento primário principalmente em locais de acidente.

Departamento de Jornalismo da Rádio São João AM 1580

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.