Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Cresce o número de casos de “Diarréia Aguda” em São João.

Postado em 13 de março de 2018 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Cresce o número de casos de “Diarréia Aguda” em São João.*


Douglas Nunes

Em aproximadamente três semanas os casos de “diarréia aguda” atingiu números preocupantes em são João. É o que relata a Enfermeira do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do município Simona Scholz: “… a gente veio percebendo desde a penúltima semana de fevereiro que o numero de casos de diarréia começou a aumentar no município tanto o Pronto Atendimento (PA), também aqui no Posto de Saúde, na clínica que atende as crianças e assim ficamos em estado de alerta sobre isso. Aguardamos para ver se teria essa questão do aumento e demonstrasse um índice diferente do habitual, pois o registro é feito semanalmente e assim percebemos que do dia 19 ou vinte de fevereiro mai ou menos tivemos o registro de 26 (Vinte e seis) casos de diarréia, na semana seguinte percebemos o crescimento para 62 (Sessenta e Dois) casos de diarréia e na semana passada foram 67 (Sessenta e Sete) e isso não é normal para um município como o nosso. E analisando percebemos que é uma diarréia viral. Não sabemos qual é o tipo de vírus, as pessoas sempre dizem que é o Rota Vírus, mas não é assim, existem vários outros tipos de vírus inclusive para o rota vírus as crianças são vacinadas. Isso diminuiu em torno de 95% de contaminação e isso são estudos do Ministério da Saúde. Então nos gostaríamos de fazer um alerta na questão da higiene sendo que os cuidados com o vírus que provoca a diarréia são basicamente os mesmos quem causam a gripe…” frisou a Enfermeira Simona.

A causa mais comum da diarréia é a infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas que entram no organismo causando a inflamação aguda que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal.

Em alguns casos a diarréia também pode ser causada por intoxicação alimentar e por alguns medicamentos, como antibióticos, laxantes que contenham magnésio equimioterapia.

O tratamento para diarréia é geralmente feito em casa, por meio da ingestão de líquidos, a fim de evitar desidratação.

O médico também poderá receitar alguns medicamentos. Esses remédios geralmente não precisam de prescrição, mas evite-os a não ser que seja orientação médica.

Para o tratamento você pode realizar algumas técnicas simples, como:

  • Iniciar a ingestão do soro caseiro o mais breve possível;
  • Aumento da ingestão de líquidos como soros, sopas, sucos;
  • Ingerir de 50 a 100 ml de líquido após cada evacuação diarréica;
  • Manter a alimentação habitual, principalmente o leite materno, corrigindo erros alimentares e seguindo as orientações médicas;
  • Observar os sinais de desidratação.

COMO PREPARAR O SORO CASEIRO: Misture em um litro de água mineral, de água filtrada ou de água fervida (mas já fria) uma colher pequena (tipo cafezinho), de sal e uma colher grande (tipo sopa), de açúcar. Misture bem e ofereça o dia inteiro ao doente em pequenas colheradas.

Por Douglas Nunes – Repórter Rádio São João.

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários